14.5.08

Oficinas do CFAV 2008

Abaixo estão listadas as oficinas selecionadas pelo edital 2008 do Centro de Formação em Artes Visuais. As inscrições para o CURSO AUTORAL DE QUADRINHOS já estão abertas. Todas as oficinas são gratuitas e serão selecionados os participantes mediante carta de intenção, currículo e portifólio enviados para o email cfartesvisuais@gmail.com


O CFAV fica localizado no Recife
Pátio de São Pedro, casa 11, bairro de São José

Maiores informações (81) 3232.2858


CURSO AUTORAL DE QUADRINHOS

ministrado por Vitor Batista Filgueira

A oficina dirige-se a jovens artistas interessados na apropriação da mídia dos quadrinhos como veículo idiossincrático de comunicação de massa. Serão analisados os aspectos mais significativos das obras de diversos autores ao redor do mundo. Exercícios de representação, modos de veiculação e elaboração de publicações fazem parte do conteúdo prático do curso onde cada participante deverá desenvolver sua própria linguagem gráfica de contar histórias.

de 07 de junho a 02 de agosto
08 às 12 hs
(todos os sábados)

A ARTE DA PERFORMANCE E O CORPO

ministrado por Laudiene Veríssimo do Nascimento (Grupo Totem)

A oficina tomará o corpo como motor e centro de reflexão acerca da arte performance, passando pela contextualização/conceituação, leitura de performances de diversos artistas e grupos além de sua própria produção, fechando com a criação/realização de propostas performáticas. Em 2008 o grupo comemora 20 anos de atividade artística, realizando um trabalho híbrido, interpenetrando territórios e fronteiras das linguagens artísticas, tendo a arte performance como uma das matrizes do sua produção artística.

02 a 26 de julho
18 às 22hs (quartas) 14 às18hs (sábados)

A IMAGEM, A VERDADE E OS OUTROS BICHOS

ministrado por José Juvino da Silva (Coletivo Casa de Marimbondo)

Esta oficina tem como objetivos capacitar os alunos a perceberem as nuances e os elementos que constroem a imagem e a sociedade, produção de conteúdo e mundo do espetáculo, além de proporcionar a vivência de novos regimes de leitura das obras visuais.

de 05 a 28 de agosto
14 às 18 hs
(terças e quintas)

TEXTO VISUAL IMAGEM VERBAL

ministrado por Silvia Amélia

A oficina Imagem verbal/Texto visual irá apresentar e discutir trabalhos de poetas visuais e artistas que lidam com as relações entre texto/imagem. Trabalharemos com a re-apropriação de materiais da indústria gráfica local (banners, vinil adesivo, lonas...) conseguidos por coleta e doação para a realização dos exercícios e dos trabalhos finais. Pretende-se que os processos e/ou trabalhos sejam exibidos em um espaço público da cidade.

01 a 06 de setembro
14 as 18hs
(todos os dias)

ARTES REPRODUTÍVEIS

ministrado por Livrinho de Papel Finíssimo Editora

Explorando as diferentes possibilidades da reprodução através de máquina fotocopiadora – xerox – esta oficina fomentará a formação de artistas de diferentes meios, arte-educadores e demais interessados. Através de experiências com o uso da xerox e de reflexões sobre a cidade, a oficina ampliará as possibilidades de apropriação, alteração, reprodução e de alargamento de linguagens no campo das artes.

07 a 31 de outubro
14 às 18hs
(terças e quintas)

SE NÃO...DANÇA!!

ministrado por Irma Brown

Quando o vídeo e a dança se fundem, temos uma nova forma de expressão. A oficina visa fazer um estudo de como o audiovisual interfere na dança e vice-versa. O movimento do corpo (ou qualquer coisa que se mova) e o movimento de câmera. Que recursos podemos usufruir? Através de aulas teórico-práticas, passamos por ambas as linguagens, utilizando dinâmicas de livre expressão corporal, análise e produções de vídeos.

28 de outubro a 27 de novembro
14 às 18hs
(terças e quintas)

Um comentário:

Anônimo disse...

Salve, amigos do Território Marginal!
Muito me interesso por Dreito Autoral das HQs, mas estou um pouco longe de Recife... no RS!!! :S Não existe um meio de ser passado algum material ou indicação de onde posso obter mais informações a respeito deste assunto?

Muito agradecido.

Atenciosamente,
Bernardo Berton
opn@ig.com.br
Fone (51) 9865.8164
Porto Alegre - Rio Grande do Sul